Tabela de Conteúdo
“Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida”. Números 21:9
Quando você olha fotos de pessoas ajoelhadas rezando para uma imagem, você acha muito errado, eu entendo. Também me gerava incômodo, logo você lembra da passagem de Êxodo sobre a idolatria.
Minha experiência na igreja católica
Toda vez que eu entrava na igreja católica e via Jesus todo machucado pregado na cruz, eu olhava e pensava: “Porque fizeram isso com Você?”, “meu Deus, me perdoa por isso”. Pensamentos, sentimentos e meditações que nunca tinha passado pela minha cabeça na igreja evangélica.
Eu já ouvi alguns irmãos protestantes falando: “O Deus que eu sirvo ele não está mais na cruz, Ele ressuscitou e Ele vive”. Eu concordo. Porém a cruz nos faz recordar o Sacrifício que Jesus fez por mim, para pagar os meus pecados, e os seus pecados também. Se hoje nós temos a chance de nos salvarmos foi por causa desse Sacrifício, que muitas vezes esquecemos.

A cruz não é pra ser bonita e nem enfeitada. A cruz é pra causar espanto, é pra causar dor no estomago, é pra dar aflição mesmo, é para que você veja a dor na carne que Jesus sentiu pela sua salvação, pra te trazer o choque de realidade do quanto somos ingratos.
Deus não é contra as imagens, Deus mandou Moisés fazer a serpente de bronze para que quem olhasse para ela seria curado, Deus podia ter curado as pessoas sem a serpente de bronze, se as pessoas pedissem diretamente Dele. Antigamente, as Leis de Moisés/Levitas, eram muito duras, imagina você ter que educar um povo que a muitos anos tiveram costumes pagãos e que tinha a prática de transformar objetos em Deus e adorá-los (José “do Egito” já havia morrido a muitos anos, e os egipcios acabaram por corromper e escravizar o povo no Egito por algumas gerações).
A verdadeira idolatria
Portanto note que, quaisquer coisa que você coloca na sua vida no lugar de Deus, é um ato de idolatria, exemplos mais comuns são: um artista, o dinheiro, um pastor/sacerdote, o filho, o cônjuge, o trabalho, jogos ou redes sociais, dentre outros.
Minhas primeiras imagens
Recentemente eu comprei duas lindas imagens: Nossa Senhora Grávida e a Sagrada Família.
Eu não adoro as minhas imagens, elas não são ídolos, eu não ofereço comida para elas, elas não fazem nenhum tipo de ação milagrosa ou punitiva, elas não são Deus e eu não troquei elas por Deus, mas elas me ajudam a recordar que Jesus foi gestado por 9 meses no ventre de uma jovem virgem, e que Deus confiou e escolheu uma família humilde e pobre para acolher o filho Dele.